São 3 os Festivais gastronómicos que o concelho de Ferreira do Zêzere organiza no decurso de 2011.

Gostou deste Artigo? Partilhe com os amigos

Ferreira do Zêzere

São 3 os Festivais gastronómicos que o concelho de Ferreira do Zêzere organiza no decurso de 2011.O «Festival de Lagostim de Rio», o «Festival da Fava» e o das «Migas com Todos». Momento em torno da cozinha regional considerados pela autarquia como uma oportunidade para atrair mais gente ao concelho. A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere decidiu criar dois novos eventos gastronómicos de carácter anual e que terão início este ano, o «Festival da Fava» que decorre em Maio e o Festival «Migas com todos» que terá lugar em Novembro, pois o Festival de Lagostim de Rio já se tinha realizado com grande sucesso e dai a criação deste 2 novos festivais gastronómicos.

Festivais gastronómicos 2011

«A escolha destes festivais teve como principal alicerce a cozinha tradicional local, procurando explorar novos produtos, A autarquia de Ferreira do Zêzerte, acrescenta que «estes novos Festivais gastronómicos foram muito bem acolhidos» por parte dos restaurantes do concelhode Ferreira do Zêzere.
De 1 de a 30 de Abril, O festival do Lagostim de Rio começa a tornar-se numa referência nacional e de ano para ano tem-se assistido a um crescendo de receitas e novas formas inovadoras de confeccionar esta iguaria.
«É uma oportunidade para provar o melhor lagostim de rio, proveniente das águas puras do Zêzere, ao mesmo tempo que se contribui para o equilíbrio do ecossistema fluvial», salienta a Autarquia de Ferreira do Zêzere..
Já de 6 de a 29 de Maio 2011, Ferreira do Zêzere terá o Festival Gastronómico da fava, uma leguminosa bastante conhecida na cozinha tradicional Portuguesa.
Foi introduzida na região pelos celtas por volta de de 1000 a.C. Dado os seus valores nutricionais e devido ao clima e solo propício, esta foi uma planta que permaneceu na agricultura da região até aos dias de hoje.
As receitas são inúmeras e vão desde sopas, acompanhamentos com carnes e peixes, farinhas, aperitivos entre outras.
Finalmente, de 4 a 27 de Novembro 2011, o Festival Gastronómico«Migas com Todos»,  são o ponto de partida para uma aventura gastronómica à descoberta da mesa do norte ribatejano e da Beira Baixa.
Todos estes festivais gastronómicos destinam-se a promover a gastronomia local da região de Ferreira do Zêzere  e o seu Concelho, com a entrada de milhares de visitantes aquando da realização destes Festivais.Algumas fotos/imagens de Ferreira do Zêzere.


Gostou deste Post?
Criado por MisterWP - Blogues Profissionais em Wordpress