Roda dos Alimentos

Gostou deste Artigo? Partilhe com os amigos

A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a  escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária e saudável.
A roda dos alimentos apresenta-nos em forma de círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes.
A nova roda dos alimentos tem como slogan “Coma bem, Viva Melhor!”. A roda dos alimentos é uma representação gráfica dos alimentos que devemos ingerir diariamente e qual a sua melhor porção. Com o seu lado circular, as pessoas têm uma melhor visão de quais os alimentos que devem fazer parte do dia a dia, para o seu bem estar.
A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral.
Esta representação gráfica, roda dos alimentos, foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de uma alimentação saudável: completa; equilibrada e variada de qualquer pessoa. A roda dos alimentos é constituída por 7 grupos, nos quais indica a proporção de peso e que deve incidir cada grupo. Para cada grupo a roda indica qual a sua porção de peso adequada:
- Cereais e derivados; tubérculos: 28%
- Hortícolas: 23%
- Fruta: 20%
- Laticínios: 18%
- Carne; pescada e ovos: 5%
- Leguminosas: 4%
- Gordura e óleos: 2%.

Roda de Alimentos

A interpretação da roda dos alimentos é feita por porções. Ou seja, em cada grupo existe uma porção diária que deve ser consumida. O número de porções ingeridas depende das necessidades energéticas de cada um:
- Cereais, derivados e tubérculos: 4 a 11 porções
- Hortícolas: 3 a 5 porções
- Fruta: 3 a 5 porções
- Laticínios: 2 a 3 porções
- Carne, pescado e ovos: 1,5 a 4,5 porções
- Leguminosas: 1 a 2 porções
- Gordura e óleos: 1 a 3 porções
A roda dos alimentos não possui nenhum grupo específico para a água, mas dá relevo á sua grande importância numa alimentação saudável, pois ela faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente.As necessidades de água podem variar de individuo para individuo.Em suma, a Roda dos Alimentos transmite-nos  as orientações para uma Alimentação Saudável, isto é, uma alimentação completa – comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;
Alimentação equilibrada – comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado e uma alimentação variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando  diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.


Gostou deste Post?
Criado por MisterWP - Blogues Profissionais em Wordpress