Festival Internacional de Folclore, Ponte de Lima

Gostou deste Artigo? Partilhe com os amigos

Festival Internacional de Folclore, Ponte de Lima, este grande Festival Internacional de Folclore transforma-se num grande espectáculo, cheio de cor e alegria, e em simultâneo dá-nos a conhecer a cultura, costumes e tradições de outros povos do mundo inteiro. Os grupos previstos são originários da Bielorrussia, Bolivia, Buriacia e Togo.

Festival Internacional Folclore POnte de LIma

Programa Provisório:
Bielorrussia – FOLK DANCE ENSEMBLE RADUGA
O grupo “Raduga” foi criado em 1956. Representa as danças tradicionais de várias regiões da Bielorússia. Estas danças acompanham diferentes ocasiões na vida das pessoas (jogos, feriados e trabalho). Cor, originalidade e temperamento – tudo isto está presente no repertório do grupo. É visível uma atmosfera festiva e lirismo delicado que encanta a plateia quando as raparigas cantam e dançam em anel, representando coroas de flores silvestres.
O público da Rússia, Ucrânia, Uzbequistão, República da Carélia (Rússia), Moldávia e países bálticos estão familiarizados com o grupo. Já actuou também na Bielorrússia, Polónia, Alemanha, Noruega, Egito, Reino Unido, Nicarágua, Portugal, Espanha e Itália.
BoliviaBALLET FOLKLÓRICO DE LA PAZ – BAFOPAZ
O Ballet Folklórico de La Paz é uma Instituição privada, fundada em 2006 que se dedica á pesquisa e realização de danças tradicionais da Bolívia. Apesar da sua curta carreira, têm percorrido várias cidades da Bolívia e também no estrangeiro. Pelas suas ricas coreografias, foi considerado o melhor Ballet juvenil pelo Conselho Municipal da Juventude de La Paz.
Para além disso, através do conhecimento teórico e prático das danças Bolivianas, pretende tratar temas como a diversidade cultural, tradições, costumes, rituais, etc., de maneira que o conhecimento de outras culturas permita uma melhor compreensão e identificação, chamando os jovens á realidade nacional, sendo esta uma forma pedagógica que contribui para uma educação para a vida.
Buriacia – NATIONAL FOLK DANCE ENSEMBLE “SELENGA”
O grupo Selenga foi fundado em 1992. Proveniente da cidade de Ulan-Ude – Buryatia fica a cerca de 5.000Km de Moscovo, fazendo fronteira com a Mongólia e China o que influencia a sua cultura.
O nome do grupo provém do rio Selenge, o maior rio da Republica de Buryatia, que termina no lago sagrado Baikal o lago de água doce mais profundo do mundo. As suas danças representam os povos do norte da Rússia, região de Evenki – Korvak e povos da Mongólia.
Desde 1995, já participou em festivais na Alemanha, Áustria, Bélgica, Coreia, Espanha, EUA, França, Holanda, Iraque, Itália, Portugal.
Togo – BALLET BALLAFON
BALAFON é um grupo artístico criado em 1981. Conta com 60 artistas, profissionais e polivalentes. O seu espectáculo baseia-se em rituais Vudu, danças sedutoras e actos teatrais de feitiçaria, apoiadas pelo ritmo dos tambores que medem 3 metros de altura e que só podem encontrar no convento de “Hebiesso” o terrível e poderoso deus do trovão. No Togo, Balafon tem participado em várias actividades culturais e artísticas a nível oficial e privado. No estrangeiro, a consagração do grupo foi nos anos 1995 e 1996 em França no programa de televisão “Le monde est à vous”.
Representou o TOGO em festivais de folclore com grande êxito em países como França – Alemanha – Polónia – Bélgica – Holanda – Espanha – Portugal.

Gostou deste Post?
Criado por MisterWP - Blogues Profissionais em Wordpress