Barragem do Alqueva

Gostou deste Artigo? Partilhe com os amigos

Barragem do Alqueva, esta bela barragem conta com uma albufeira com cerca de 250 km² e mais de 1100 kms de margens, é o maior lago artificial da Europa.A barragem do Alqueva brange 5 concelhos do Alentejo que são os seguintes; Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal, e ainda os municípios raianos de Olivença, Cheles, Alconchel e Villanueva del Fresno.As obras da barragem do Alqueva arrancaram passados muitos anos em 1998 e ficaram concluídas em Janeiro de 2002. No dia 8 de Fevereiro do mesmo ano fecharam-se as comportas e iniciou-se o enchimento da albufeira do Alqueva.A Barragem d0 Alqueva é hoje a maior reserva de água de Portugal, tem uma capacidade de produção elétrica de 260MW, o suficiente para fornecer o distrito de Beja, estando ainda prevista a duplicação da potência instalada neste ano de 2012. A barragem foi construída com o objectivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica para além de outras actividades complementares. Diversas infra-estruturas do Sistema Global encontram-se já construídas e muitas outras em fase avançada de projecto.A albufeira do Alqueva veio ainda criar novas possibilidades de desenvolvimento turístico no Alentejo e desenvolvimento agrícolas e em todos os seus sub-sectores.
O Alqueva está a tornar-se num dos destinos turisticos de excelência no Alentejo, tanto para turistas nacionais como turistas estrangeiros
A todos os interessados que desejem visitar a barragem do Alqueva têm aqui vários itinerários para escolher:
Lisboa – Monsaraz                               171kms   2h04   ver percurso
Lisboa – Marina Amieira                   193kms   2h23   ver percurso
Porto  - Reguengos de Monsaraz   445kms   4h20   ver percurso

Barragem do Alqueva

Para as suas férias de sonho no Alentejo, o Alqueva é o local ideal para relaxar ou estar activo. O descanso e a tranquilidade reina em toda a Albubeira da barragem do Alqueva. Todavia se procurar actividades estas não faltam. Desportos naúticos, caça e pesca, passeios pedestres, BTT e Gastronomia entre outros.


Gostou deste Post?
Criado por MisterWP - Blogues Profissionais em Wordpress