Alecrim, planta aromática e medicinal

Gostou deste Artigo? Partilhe com os amigos

Alecrim, planta aromática e medicinal, o alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo, este vive entre os 0 a 1500 m de altitude, gosta muito de solos de origem calcária. O alecrim devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Alecrim: planta medicinal diurética, aromática, antioxidante e anti-reumática, apresentada quase sempre em forma de infusão ou em pomadas.
Classificação científica do Alecrim:
Reino: Plantae
Filo: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Rosmarinus
Espécie: R. officinalis

Alecrim

O Alecrim na gastronomia Portuguesa, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.Aplicações medicinais do Alecrim:
A medicina popular recomenda o alecrim como um estimulante às pessoas atacadas de debilidade, sendo empregado também para combater as febres intermitentes e a febre tifóide.
Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim, que também se recomendam a todas as pessoas cujo estômago seja preguiçoso para digerir.
Também apresenta propriedades carminativas, emenagogas, desinfetantes e aromáticas. É ainda relaxante muscular, ativador da memória e fortalece os músculos do coração.
Nomes do Alecrim no Mundo:
Nome em português: Alecrim
Nome latim: Rosmarini officinalis
Nome inglês: rosemary
Nome alemão: Rosmarin
Nome italiano: Rosmarino
Preparações à base de alecrim
- Infusão de alecrim
- Inalação de alecrim
- Pomada à base de alecrim
- Óleo essencial de alecrim
- Cápsula de alecrim
Utilização religiosa do Alecrim:
Em templos e igrejas, o alecrim é queimado como incenso desde a antiguidade. Na Igreja Ortodoxa grega, o seu óleo é utilizado até aos nossos dias, para unção. Nos cultos de religiões afro, como umbanda e candomblé, é utilizado em banhos e como incenso.Caro leitor(a), caso deseje poderá consultar uma lista de ervas aromáticas.

Gostou deste Post?
Criado por MisterWP - Blogues Profissionais em Wordpress