A lampreia e seus festivais

Gostou deste Artigo? Partilhe com os amigos

A lampreia é um peixe de água doce, com corpo semelhante à enguia. É pescada nos rios Minho, Cávado, Douro e Tejo e é considerada uma iguaria gastronómica, a lampreia é servida em vários restaurantes de Portugal durante os meses de Fevereiro, Março e Abril, altura ideal do ano para a pesca da lampreia. Os pratos mais cozinhados são o arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, guisada e em escabeche.Os municípios do Vale do Minho estão de olho no apetecido ciclóstomo, pretendendo utilizá-lo como factor de desenvolvimento da região. A partir do próximo sábado, a lampreia passará a reinar à mesa. Pescadores aludem a um início de época “fraco” no rio Minho e “positivo” no rio Lima.

A certificação da lampreia do rio Minho apresenta-se como um dos principais objectivos de um evento que autarquias e entidade regional de Turismo dão, hoje, a conhecer: A lampreia do rio Minho/Um prato de Excelência.
Dezenas de restaurantes dinamizam, entre este mês e o próximo, o programa, que pretende contribuir para captar turistas e diminuir a sazonalidade da região, proposta que assenta em recurso com “forte impacto na economia local e que importa, sobremaneira, valorizar”, assegurou, a propósito, o presidente do Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira.

Gostou deste Post?
Criado por MisterWP - Blogues Profissionais em Wordpress